Meu patrimônio é dividido igualmente em um apartamento de 70m2 e uma aplicação em renda fixa. É melhor usar o dinheiro aplicado para comprar um imóvel maior, ou para comprar outro de mesmo tamanho?

imovelA resposta mais adequada é “nenhuma das alternativas”. Atualmente, investir em imóveis diretamente só se mostra um veículo adequado se ele é para moradia.

Ainda assim, caso o imóvel referido seja para moradia, gastar a reserva não é recomendável. Se você procura um imóvel maior para melhorar o bem estar, a melhor alternativa é vender o anterior e comprar de forma financiada um novo em seis meses. Assim, é possível ter duas vantagens: isenção de IR e manutenção de liquidez.

Caso o imóvel seja o único possuído, comprando outro imóvel maior no espaço de 180 dias o investidor tem o benefício da isenção de IR sobre o ganho de capital na venda do imóvel anterior.

Além disso, comprando de forma financiada, o investidor não abre mão de sua reserva de liquidez. A manutenção de uma reserva de liquidez é de extrema importância para fazer frente a emergências como, por exemplo, perda de emprego, ou problemas de saúde.

Uma analogia atual sobre o reflexo da não manutenção de uma reserva – mas com outro recurso escasso que não o dinheiro – é com a água. O consumo da reseva de qualquer bem escasso, sempre cobra seu preço no futuro.

Na situação em que o imóvel adquirido seja para investimento, o investidor deve repensar seu portfólio. Assim como ter um portfólio de ações formado apenas por uma empresa carrega um risco específico significativo, o mesmo acontece com imóveis. Possuindo apenas um imóvel, os riscos de vacância e de ter de arcar com despesas de conddomínio e impostos não são diluídos. Os benefícios da diversificação são amplamente reconhecidos e também devem ser aplicados no mercado imobiliário.

Para pessoa física, o melhor veículo para adquirir um portfólio diversificado de imóveis e ainda ter o benefício de isenção de IR sobre aluguéis é o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Além disso, com FIIs o investidor possui uma liquidez muito maior sobre seu portfólio.

Tenha toda a assessoria na escolha de seu plano de previdência e invista em produtos exclusivos, cadastre-se no link.